SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



sábado, agosto 30, 2014

“Quem és tu?”

Verde. Sábado da 21ª Semana Tempo Comum 

Leituras
1ª Leitura - 1Cor 1,26-31
Salmo - Sl 32,12-13. 18-19. 20-21 (R. Cf. 12b)
Evangelho - Mt 25,14-30

Um dia desses vi um homem de seus trinta e tantos anos que caminhava pela rua vestindo uma camiseta preta com os seguintes dizeres em letras brancas: “Quem és tu?”. Isso fazia-me lembrar o famoso dito de Sócrates: “Conhece-te a ti mesmo”.

Cada pessoa é um mistério. Posso bem imaginar que alguém respondesse mais ou menos assim à questão da camiseta: “Sou um homem, tenho tantos anos de vida, corro de um lado para outro muitas vezes simplesmente por correr, sem conhecer de fato o rumo de meus passos e sem consultar a bússola que deveria me orientar. Encontro gente, convivo com pessoas, converso com umas, evito as outras. Sou feito para a comunhão, para viver a intimidade da comunhão com pessoas. Não tolero uma solidão/isolamento. Sinto-me feito para a comunhão. Há coisas dilacerantes dentro de mim. Percebo uma lei estranha em minhas entranhas. Quero o bem e faço o mal. Crio divisão. Sou um mistério ambulante. Arrasto-me com o peso das coisas da carne. Estou vivendo o tempo dos dias maduros. Sinto que preciso rever projetos e reorientar as rotas encetadas. Meus olhos a tudo fotografam. Guardo as fotos na vida no baú da memória. Sinto-me feito para a beleza, para as coisas bonitas de verdade, essas coisas como o nascer e o por do sol, esses prados com rosas e azaleias, esse chão atapetado das pétalas dos ipês, essa ternura de uma peça de Debussy e o vigor de um concerto de Tchaikovsky. Arde dentro do meu peito uma saudade do infinito, do bem, de Deus, de onde eu vim e para onde eu vou. Sou bem mais do que minha conta bancária, minha eventual performance sexual. Necessito de olhares que me digam que eu existo. Existo para querer bem às pessoas e para que elas me acolham nos cantos mais íntimos de seus corações. Espero acolher esses seres que quero amar na sala acolhedora de minha intimidade. Existo para verdade. Não posso continuar uma fantasma largado na existência”.

franciscanos.org.br

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio