SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



sábado, abril 11, 2015

“Deus está dentro de cada um e este é o sentido da vida”, diz teóloga aos religiosos e religiosas

Os mais de 2 mil participantes do Congresso Nacional da Vida Consagrada refletiram, no dia 8, sobre as manifestações de Deus como mistério, a mistagogia. O tema foi abordado pela teóloga da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rosemary Fernandes da Costa. O Congresso Nacional da Vida Consagrada acontece em Aparecida (SP), desde o dia 6, e termina nesta sexta-feira, 10.

Sobre o tema, a teóloga destacou a necessidade de voltar às fontes para melhor acolher o mistério de Deus. “Nós perdemos a água mais pura e ficamos bebendo água genérica longe da fonte, mas se bebermos na água dos fundadores e da patrística, do Evangelho, a encontraremos”, explicou. Segundo Rosemary, por estarem longes de si, os seres humanos estão longe de Deus e, sendo assim, a missão dos religiosos é ajudar as pessoas a perceberem que Deus está dentro de cada um e que este é o sentido da vida. “Assim, nós estaremos não só dando razão à missão que assumimos um dia, mas provocando que essas pessoas também abracem cada um, do seu jeito, a sua vocação existencial”.

Sinal profético da Vida Consagrada

Em conferência realizada na terça-feira, 7, o assessor teológico do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), padre Paulo Suess, tratou sobre as cartas “Alegrai-vos” e “Perscrutai”, enviadas aos religiosos e religiosas pela Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

Paulo Suess citou a carta enviada pelo papa Francisco por ocasião da inauguração do Ano da Vida Consagrada, na qual o pontífice afirma que “graças ao Concílio, de fato, a Vida Consagrada empreendeu um fecundo caminho de renovação”. O assessor disse que a caracterização da Vida Consagrada como “sinal profético” é um fenômeno pós-conciliar. “Deve ser compreendido como consequência do testemunho de tantas religiosas e religiosos no continente latino-americano que, na esteira de Medellín, levantaram a sua voz pela causa do Reino. Profetas contextualizam a palavra de Deus nos ombros dos apóstolos”, disse o teólogo.

Celebração da Luz

Conduzida por uma equipe liderada por mulheres, consagradas e consagrados rezaram em favor das causas abraçadas na cerimônia de celebração da luz, na noite de quarta-feira, 8. As velas foram acesas na luz do Círio Pascal, indicando que a vocação da Vida Consagrada está alicerçada em Cristo.

A presidente da Confederação Latino-Americana e Caribenha de Religiosos e Religiosas (CLAR), Mercedes Casas Sánchez, participou da celebração e declarou que o momento a fez pensar na missão da Vida Consagrada, “que é desde a sua pequenez, iluminar juntamente com outras luzes, o Povo de Deus”. Segundo ela, os religiosos devem ser como uma pequena luz que vai acendendo as demais. “Nossa missão é ser luz e contagiar luzes, mas também devemos nos deixar contagiar”, concluiu a irmã.

Com informações da CRB/POM
cnbb.org.br

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio