SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



segunda-feira, abril 13, 2015

O diálogo de Jesus com Nicodemos

Leituras do Dia
1ª Leitura - At 4,23-31
Salmo - Sl 2, 1-3. 4-6. 7-9 (R. Cf. 12d)
Evangelho - Jo 3,1-8

O texto do evangelho de hoje é o início de um longo diálogo de Jesus com Nicodemos, diálogo que poderíamos caracterizar como catequético-batismal. Nicodemos é fariseu e vê Jesus simplesmente como Mestre, como um homem de Deus. Ele partilha com os do seu grupo a dependência dos sinais para chegar à fé. Para os fariseus “sinal” é uma obra extraordinária, sobrenatural, espetacular, a exemplo do que satanás sugeria a Jesus ao propor que ele saltasse do pináculo do Templo (Mt 4,5-7; Lc 4,9-12). Nicodemos, que gozava de prestígio entre os fariseus, vai procurar Jesus à noite por medo do juízo dos seus pares ou, então, porque o seu modo de viver a religião não realiza as obras de Deus (cf. Jo 9,4). A noite pode, ainda, significar a falta de fé. Jesus propõe a Nicodemos uma mudança radical: nascer de novo, isto é, “nascer da água e do Espírito”. Nicodemos não compreende, pois está ligado ao que é puramente terrestre, e discorre no plano da razão humana. É ao batismo que Jesus se refere. Pelo batismo se nasce para a luz, para o alto, para o que é propriamente de Deus. O batismo é um novo nascimento, pois, por ele, a pessoa nasce para a fé em Cristo, enviado do Pai para dar vida ao mundo.
Pe. Carlos Alberto Contieri

Oração
Ó Deus, renovai-nos e fazei-nos compreender o batismo que nos lavou, o Espírito que nos deu vida nova e o sangue que nos redimiu.

paulinas.org.br

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio