SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



sexta-feira, maio 18, 2012

Nossa mãe, Maria - Louvor de Maria, mãe de Deus

A bela homilia pronunciada por São Cirilo de Alexandria no Concílio de Éfeso.

Contemplo esta assembleia de homens santos, alegres e exultantes que, convidados pela santa e sempre Virgem Maria e Mãe de Deus, prontamente acorreram para cá. Embora oprimido por uma grande tristeza, a vista dos santos padres aqui reunidos encheu-me de júbilo. Neste momento vemos realizar-se entre nós aquelas doces palavras do salmista Davi: “Vede como é bom, como é suave os irmãos viverem juntos bem unidos” (Sl 132,1).

Salve, ó mística e santa Trindade, que nos reunistes a todos nessa igreja de Santa Maria Mãe de Deus.

Salve, ó Maria, Mãe de Deus, venerável tesouro do mundo inteiro, lâmpada inextinguível, coroa da virgindade, cetro da verdadeira doutrina, tempo indestrutível, morada daquele que lugar algum pode conter, virgem e mãe, por meio da qual é proclamado bendito nos santos evangelhos o que vem nome do Senhor (Mt 21,9).




Salve, ó Maria, tu que trouxeste em teu sagrado seio virginal o Imenso e Incomparável; por ti, é glorificada e adorada a Santíssima Trindade: por ti, se festeja e é adorada no universo a cruz preciosa; por ti, exultam os céus; por ti, se alegram os anjos e arcanjos; por ti, são postos em fuga os demônios; por ti, cai do céu o diabo tentador; por ti, é elevada ao céu a criatura decaída; por ti, todo o gênero humano, sujeito à insensatez dos ídolos, chega ao conhecimento da verdade; por ti, o santo batismo purifica os que creem; por ti, recebemos o óleo da alegria; por ti, são fundadas as igrejas em toda a terra; por ti, as nações são conduzidas á conversão.


E que mais direi? Por Maria, o Filho unigênito de Deus veio iluminar os quem jazem nas trevas e nas sombras da morte (Lc 1, 77); por ela, os profetas anunciaram as coisas futuras; por ela, os apóstolos proclamaram aos povos a salvação; por ela, os mortos ressuscitam; por ela, reinam os reis em nome da Santíssima Trindade.

Quem dentre os homens é capaz de celebrar dignamente a Maria, merecedora de todo louvor? Ela é mãe e virgem. Que coisa admirável! Este milagre me deixa extasiado. Quem jamais ouviu dizer que o construtor fosse impedido de habitar no templo que ele próprio construiu? Quem se humilhou tanto a ponto de escolher uma escrava para ser sua própria mãe?

Eis que em tudo exulta de alegria! Reverenciemos e adoremos a divina unidade, com santo temor veneremos a indivisível Trindade, ao celebrar com louvores a sempre Virgem Maria. Ela é templo santo de Deus, que é seu Filho e esposo imaculado. A ele a glória pelos séculos dos séculos. Amém. T

Liturgia das Horas IV, p. 1148-1149

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio