SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



terça-feira, maio 08, 2012

O dom da paz - Atos 14,19-28; João 14, 27-31

Durante o tempo pascal nos textos evangélicos muitas vezes ouvimos Jesus falar de paz, saudar com votos de paz, dar a paz. “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo”. No contexto presente da liturgia podemos entender a escolha deste tema porque se avizinha o tempo da ascensão, da partida do Senhor para junto do Pai, na glória. Isso fica claro com os versículos seguintes: “Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. Ouvistes que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’”. Jesus dá a paz a corações cheios de receio e de temor.

Paz é dom e presente do alto. Paz não quer dizer acomodação, decisão de não se amofinar com as coisas, deixar de dizer o que se pensa para evitar divergências. Há uma paz que não é sadia. É marasmo, é paz morna é aceitação do que não pode ser aceito.

A paz nasce no fundo do coração das pessoas. Tem sua fonte numa consciência reta que nada tem para arrepender-se. Por isso, a pessoa sincera de coração não experimenta temor e tremor. Ela está numa serena e profunda paz.

A paz é dada ao que tem o coração contrito. Uma pessoa que magoou profundamente uma outra, alguém que durante bom tempo de sua vida não fez caso das visitas e inspirações do Senhor experimenta arrependimento, sente a dor do mal feito e procura o sacramento da reconciliação para que seu arrependimento seja celebrado com o perdão do Senhor. Quando o Ressuscitado visita os apóstolos que estavam com medo, trancados num local, ele confere aos mesmos o poder de perdoar os pecados e precede esta concessão com votos de paz. O Ressuscitado envia os apóstolos para serem embaixadores do perdão e da reconciliação.

Com a notícia da partida de Jesus para a glória os apóstolos ficam com medo e se perturbam. Estamos novamente no tema da fé. A Igreja que nasce da fé pascal pode conhecer temores e receios. Há crises. Há defecções. Há abandonos. Há a perseguição. Há o desânimo. Há o desconforto. Jesus ressuscitado, no entanto, não abandonará os seus. Estamos vivendo um tempo que nos levará à solenidade de Pentecostes. O Espírito haverá de acompanhar a Igreja nas turbulências do caminho. Ele mostrará pistas novas para que a fé não vacile. “Ouvistes o que eu vos disse: ‘Vou, mas voltarei a vós’”.

No Missal Cotidiano da Paulus lemos: “Nos lábios de Jesus a habitual saudação dos judeus: “shalôm”, paz, assume um significado mais denso. Não é mero augúrio; ele dá verdadeiramente a paz. Não uma paz qualquer, mas “sua” paz. Já no AT a paz tinha um significado mais denso do que lhe dão em geral as línguas ocidentais. Significava a plenitude de vida e de salvação, a perfeição, a alegria, o êxito em todo empreendimento e a realização de todos os desejos. Na história da salvação das esperanças messiânicas, o resultado da aliança entre Deus e seu povo, a conquista definitiva de uma comunhão entre eles” (p. 432-433).

Concluída a obra da salvação o Ressuscitado podia dar a paz aos seus em toda sua plenitude. Os discípulos do Senhor não sentem medo. Podem aqui e ali se sentirem fracos, mas sabem que lá no fundo existe neles uma plenitude de vida.

Frei Almir Ribeiro Guimarães
franciscanos.org.br

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio