SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



sexta-feira, junho 29, 2012

Dom Jaime receberá pálio das mãos do Papa - 29 de junho de 2012

No próximo dia 29 de junho ( hoje ), Solenidade de São Pedro e São Paulo, Dom Jaime Vieira Rocha estará entre os arcebispos, de várias partes do planeta, que receberão o pálio, das mãos do Papa Bento XVI. A cerimônia acontecerá na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Receberão o pálio os arcebispos nomeados entre julho do ano passado até agora.

Dom Jaime viaja a Roma, nesta sexta-feira, dia 22, e retorna a Natal nos dias primeiros dias de julho. Também viajarão à capital italiana, para participar da celebração, os Arcebispos eméritos de Natal, Dom Heitor de Araújo Sales e Dom Matias Patrício de Macêdo, e um grupo de mais de vinte sacerdotes, além de fiéis leigos, entre os quais familiares de Dom Jaime.

Além de Dom Jaime, outros sete Arcebispos brasileiro receberão o Pálio. São os novos arcebispos de Florianópolis (SC), Petrópolis (RJ), Porto Velho (RO), Campinas (SP), Teresina (PI) e Uberaba (MG). No Brasil, atualmente, existem 44 sedes metropolitanas ou Arquidioceses.

O que é o pálio
É uma espécie de colarinho de lã branca, com cerca de cinco centímetros de largura e dois apêndices, sendo um na frente e outro nas costas. Neste, são bordadas seis cruzes.

O pálio é confeccionado com a lã de ovelhas, ofertadas ao Papa por jovens romanas, no dia 21 de janeiro de cada ano, data da festa de Santa Inês. A lã é, posteriormente, tecida pelas monjas beneditinas, do Mosteiro de Santa Cecília, em Roma. Depois, os pálios são abençoados pelo Papa e colocados sobre o túmulo do Apóstolo São Pedro, na Basílica Vaticana. Anualmente, no dia 29 de junho, os pálios são levados do túmulo de São Pedro para a celebração eucarística e colocados sobre o colarinho dos novos arcebispos.

http://www.arquidiocesedenatal.org.br


Santa Sé informa mudanças no rito de benção e imposição do pálio
Da Redação, com Serviço de Informação do Vaticano


Rito de benção e imposição do pálio, em 2011

A Sala de Imprensa da Santa Sé informou em nota nesta quarta-feira, 27, o novo desenvolvimento do rito de benção e imposição do pálio aos arcebispos metropolitanos. O rito será no próximo dia 29, solenidade de São Pedro e São Paulo.

“O rito – diz o texto – substancialmente não variou. No entanto, desde este ano, seguindo a lógica de um avanço da continuidade, se pensou, somente, em uma colocação diversa do rito em si, que terá lugar antes do início da celebração eucarística”.

A modificação foi aprovada pelo Santo Padre e se deve a três motivos. O primeiro é para abreviar a duração do rito. Desta forma, a lista dos novos arcebispos metropolitanos será lida pouco antes da entrada da procissão inicial e do canto “Tu és Pedro”, fora da celebração. Quando o Santo Padre chegar ao altar, se procederá imediatamente ao rito dos pálios.

Outro motivo é evitar que a celebração eucarística seja “interrompida” por um rito excessivamente longo (os bispos metropolitanos são cerca de 45 todos os anos), o que poderia dificultar a participação atenta na Santa Missa. A mudança também quer trazer uma maior atenção ao desenvolvimento da imposição do pálio, tal e como está previsto no “Ceremoniale Episcoporum” e evitar que, devido à sua colocação depois da homilia – como acontecia antes -, se possa pensar em um rito sacramental.

De fato, os ritos que se incorporam à celebração eucarística depois da homilia são, naturalmente, ritos sacramentais: batismo, confirmação, ordem, matrimônio, unção dos enfermos. A imposição do pálio não tem caráter sacramental.

cancaonova.com

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio