SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



segunda-feira, junho 11, 2012

Glorioso Santo Antônio - Irmã Dulce dos pobres e a devoção à Santo Antônio

A devoção que Irmã Dulce tinha por Santo Antônio começou bem antes de ela entrar na vida religiosa. Ainda criança, costumava conversar com o santo em casa, pedindo-lhe conselhos e ajuda. Ao longo de sua vida foram inúmeras as vezes que pôde comprovar sua “amizade”. Estando determinada noite o albergue Santo Antônio cheio de pacientes internados vieram as freiras do convento avisar a Irmã Dulce que não havia comida suficiente para todos. Preocupada, a religiosa dirigiu-se para a capela. Ali encontrou a imagem de Santo Antônio, com quem ela conversava desde moça. Então, começou a rezar pedindo ao santo para ajudá-la com aqueles pobrezinhos. Não se dando conta do tempo que passou ali na concentração da sua súplica, sentiu de repente a mão de uma confreira que tocando no seu ombro disse ao seu ouvido que tinha um telefonema para ela. Ao telefone uma senhora muito emocionada disse que sua filha se casaria naquela tarde, mas o noivo havia desistido do casamento e as bandejas de doces e salgados estavam lá sem ela saber o que podia fazer com toda aquela comida: - Posso mandar para os seus pobres? Irmã Dulce aceitou e prontamente agradeceu à senhora pelo bem que ela estava fazendo por aqueles doentes e disse que Santo Antonio abençoaria a filha dela concedendo-a um bom esposo para fazê-la feliz.

Olhando para a vida de Irmã Dulce podemos identificar algumas semelhanças com a vida de Santo Antônio. Mulher de profunda oração, de uma confiança inabalável na providência de Deus, sempre disponível a ajudar os pobres e uma missionária incansável que gostava de levar a palavra de Deus para os operários nas fábricas existentes na península itapagipana. Também sempre levava a palavra de Deus para os doentes do seu hospital e para os funcionários que trabalhavam com ela. Tudo isto foi colocado em relevo na vida de Santo Antônio: a oração, a ajuda aos pobres, a sua entrega e confiança nas mãos da providência de Deus e o seu ardor missionário.

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio