SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



domingo, setembro 07, 2014

A IGREJA, COMUNIDADE DE SALVAÇÃO

Verde. 23º DOMINGO Tempo Comum 

Leituras
1ª Leitura - Ez 33,7-9
Salmo - Sl 94,1-2.6-7.8-9 (R. 8)
2ª Leitura - Rm 13,8-10
Evangelho - Mt 18,15-20



1ª leitura: (Ez 33,7-9) O profeta-sentinela: responsabilidade pela conversão do pecador – Os profetas eram sentinelas em Israel, deviam dar alerta. Mas o povo não prestou atenção, por isso veio a catástrofe (exílio). Sobrou um pequeno resto, e também este precisa de sentinela, de alguém que o avise para mudar seu caminho. E ai da sentinela que não cumprir seu dever: é responsável pela perda do irmão. * Cf. Ez 3,17-21; 33,11; Jr 6,17; 25,3-4; Mt 18,15.

2ª leitura: (Rm 13,8-10) O amor, pleno cumprimento da Lei – Na sua justiça, Deus dá a todos o que precisam: fundamentalmente, seu amor de Pai. Nós, para sermos justos, devemos também nos dar-nos mutuamente este dom, embora sempre fiquemos devendo. Toda a justiça está incluída nisso. * 13,8 cf. Jo 13,34; Gl 5,14 * 13,9-10 cf. Ex 20,13-14; Dt 5,17; Lv 19,18; 1Cor 13,4-7.

Evangelho: (Mt 18,15-20) Correção fraterna, penitência e oração comunitária – Mt 18 é o “sermão sobre a Comunidade”. Na Igreja, santa embora pecadora, sendo filhos de Deus e irmãos entre nós, somos responsáveis uns pelos outros, sobretudo quando o pecado está destruindo a santidade. Quando a preocupação do cristão individual ou da comunidade nada resolvem, esta pode até excluir o pecador, para o conscientizar de que ele já se afastou da santa comunhão eclesial. – Nos v. 19-20 de Mt, temos outras sentenças de Jesus referentes à vida da comunidade: no caso, à oração comunitária. * 18,15-18 cf. Lv 19,17; Lc 17,3; Dt 19,15; Mt 16,19; Jo 20,23 * 18,19-20 cf. Mt 7,7; Jo 15,7.16; Mt 28,20.

*** *** ***

O profeta é o homem que enxerga, melhor que os outros, a vontade de Deus. O profeta olha para o lado interior das coisas. É uma sentinela, deve dar alerta ao enxergar algo suspeito. Sua visão é uma responsabilidade. Se vê o errado, mas fica calado, ele deixa seu irmão perder-se e perde-se com ele. Mas se transmite o recado, a responsabilidade está com o outro, e o profeta se salva (Ez 33,7-9; 1ª leitura).

A Igreja é um povo profético. A partir de nossa unção batismal e crismal, todos nós participamos da vocação profética do Cristo, legada à Igreja. No Sermão Eclesial de Mt 18 (evangelho) aparece também nossa tarefa de sermos sentinelas. A cada suspeita, devemos dar alerta, advertir o irmão que não está no caminho certo. E isso, não uma só vez: devemos esgotar todos os meios. Avisá-lo uma segunda vez, diante de testemunhas (para ver se não estamos enganados), ou enfim, recorrer ao testemunho da comunidade. Se então ainda não quiser ouvir, seja “como gentio ou publicano”, expressão judaica tradicional designando quem não cabe na assembleia. Nesta altura, o poder de ligar e desligar, antes confiado representativamente a Pedro, é confiado à Igreja toda. Pois toda ela é responsável pelo caminho da salvação de todos. Todos nós devemos fazer o que for preciso para encaminhar nossos irmãos no caminho certo.

Mt 18 mostra a importância da comunidade eclesial. Esta aparece ainda na palavra de Jesus sobre a oração comunitária (Mt 18,19s): quando estamos reunidos no nome de Jesus e unânimes dirigimos nossos pedidos a Deus, ele nos atenderá como se fôssemos Jesus mesmo: pois Jesus está no nosso meio. Nós realizamos Jesus, em nossa comunhão. A Igreja se apresenta, na liturgia de hoje, como comunidade de salvação, no sentido sacramental: ela re-presenta, torna presente o Salvador que nos une com Deus. Como? Pela comunhão eclesial!

A missão de Cristo era, fundamentalmente, realizar a comunhão de todos os que são filhos do mesmo Pai, realizar o amor do Pai no meio de nós. Onde nós, em comunhão fraterna, realizamos isso, aí realizamos o próprio Cristo. A verdadeira comunidade eclesial é o sacramento de Cristo e de Deus. Portanto, o texto do evangelho de hoje não se deve entender num sentido jurídico, mas num sentido eclesial, comunitário e, assim, verdadeiramente místico. Por exemplo, com relação à correção fraterna, Jesus não quer dizer que basta chamar duas testemunhas e depois uma comissão eclesiástica toda esclerosada, para enfim excomungar o acusado (pois é muito provável que não se converterá à vista de tal comissão). Jesus nos ensina a colocar, profeticamente, os que erram diante da comunidade que brotou do amor de Cristo. Então, se mesmo diante deste testemunho a palavra profética não “pega”, também não podemos fazer mais nada.

Na 2ª leitura ouvimos como Paulo, nas suas exortações finais aos romanos, resume a prática da vida cristã: não ficar devendo nada aos outros, senão a caridade, que sempre fica em dívida (o que não significa que não precisamos fazer o possível...). A caridade é o resumo de tudo. Se nos esforçamos por ela, saldamos automaticamente todas as outras obrigações. “O amor é o pleno cumprimento da Lei” (Rm 13,8-10). Paulo comenta aqui, à sua maneira, uma palavra do Senhor Jesus (cf. Mt 22,34ss = Mc 12,28ss = Lc 10,25ss; cf. Gl 5,14). E sendo poucas as palavras de Jesus que Paulo cita assim, isso significa que ele a considera como algo central na mensagem cristã. Também S. Tiago a cita, na sua carta (Tg 2,8). E S. João não faz outra coisa senão comentar este “preceito único” do amor ao próximo, pois ninguém pode amar Deus sem amar o próximo (1Jo 4,20!), e só se ama bem ao próximo quando se ama a Deus. Pois amar Deus, procurar Deus, significa procurar a última palavra sobre o que é certo e errado, escutando a voz absoluta daquele que ama o nosso irmão como nós o deveríamos amar também.

Assim, o espírito da liturgia de hoje evidencia a comunhão e a caridade fraterna na comunidade eclesial, não só na mútua amizade, mas também na oração (evangelho) e na caridosa advertência (1ª leitura, salmo responsorial,evangelho). Nisto a Igreja realiza a união com Cristo para sempre e se torna comunidade e sacramento de Salvação.

CORREÇÃO FRATERNA 
Conforme lemos na 1ª leitura, Deus estabelece o profeta como “sentinela do povo”. Ele tem de avisar os irmãos a respeito de sua conduta, para que não se percam. Deus cobrará dele esse serviço! Na mesma linha, o evangelho nos ensina a prática da “correção fraterna”. Jesus aconselha isso para a comunidade como tal – não apenas para os conventos, fora do mundo... Imagine só que em nossas paróquias qualquer cristão fosse corrigir seu “irmão” ou sua “irmã”!

Jesus ensina, concretamente, o que fazer com o pecador na comunidade eclesial, não para castigá-lo, mas para ganhá-lo e ele não se perder. Primeiro, é preciso falar-lhe em particular (mais ou menos como se faz na confissão); depois, fale-se a ele na presença de algumas testemunhas; finalmente, se não se corrigir, seja interpelado perante a comunidade. E se isto não der resultado, aguente ele o afastamento da comunidade.

Ninguém é uma ilha. A vida de nosso irmão nos concerne. Repartimos com ele nosso espaço vital, nosso trabalho, nosso lazer. Então, somos também, em parte, responsáveis por seu caminho. Devemos avisar nosso irmão quando este parece desviar-se (pois ele mesmo nem sempre enxerga). Isso não é arvorar-se em juiz da vida alheia, é serviço fraterno. E devemos também nos deixar corrigir. “Ninguém tem algo a ver com a minha vida privada”. Mas será que ela é tão privada assim? Hoje, religião e moral são muito privatizadas, mas isso não é necessariamente um progresso! Pode ser uma estratégia do “Adversário” para diminuir a consciência e a força moral do povo. A fuga na privacidade torna difícil o trabalho de transformação: as drogas, a pornografia, a alienação religiosa têm algo a ver com isso.

Devemos ter a coragem de denunciar – com amor e conforme o procedimento do evangelho – os erros dos irmãos, sejam ricos ou pobres, poderosos ou subalternos. Aos abastados, devemos lembrar a “hipoteca social”, a dívida dos ricos com os pobres; aos pobres, importa ensinar uma solidariedade disciplinada, para construir verdadeira fraternidade e comunhão nas coisas materiais. E não tenhamos medo de chamar a atenção para os desvios particulares das pessoas, antes que se tornem um perigo público. Muitos dos males de nosso país e de nossa Igreja provêm do encobrimento daquilo que está errado. É como um câncer descoberto tarde demais...

A 2ª leitura de hoje (Rm 13,8-10) ensina que o amor é o pleno cumprimento da lei. Uma forma de amar é advertir o irmão. Não é agradável. Mas, quem disse que o amor deve sempre ser agradável? O médico que cura uma ferida nem sempre consegue fazer isso sem dor. Corrigir o irmão – sem se pretender superior a ele – faz parte do “amor exigente”.

Pe. Johan Konings SJ 
domtotal.com.br


Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio