SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



quarta-feira, setembro 24, 2014

Quem precisa ser evangelizado?

“A vida cristã é isto: Escutar a Palavra de Deus e praticá-la”. Papa Francisco


Leituras
1ª Leitura - Pr 30,5-9
Salmo - Sl 118 (119),29. 72. 89. 101. 104. 163 (R. 105a)
Evangelho - Lc 9,1-6


Antes de tudo, os que já frequentam nossas comunidades. Com muita facilidade pensamos que aqueles que já frequentam as missas seja pessoas tocadas pelo Evangelho. Muitos de nossos estimados católicos proveem de famílias católicas, mas foram se acostumando às práticas religiosas chegam a viver tudo com a rotina, através de mera repetição de rituais e rezas. O Evangelho de fogo, pessoa de Jesus que é o verdadeiro Evangelho precisa chegar ao fundo de corações acostumados às coisas religiosas. Precisam ter o fogo de Jesus. Celebrações eucarísticas, encontros de oração não podem acontecer sem que nada mude em nós.

O Evangelho precisa atingir o nó mais profundo dos jovens no momento de suas grandes escolhas existenciais. Não é possível que durante o ensino médio e o tempo da faculdades adolescentes e jovens apenas participem de uma missa semanal muitas vezes ruidosa e barulhenta. Precisariam iluminar o coração na hora de escolher o companheiro ou companheira. Será que teremos que aceitar que coabitem sem uma escolha, sem compreender o sentido mais profundo do casal e da família no plano do Senhor. Nossas preparações para o casamento precisam ser revistas com urgência urgentíssima.

Não é possível que nossas famílias se deixem modelar pela cultura do provisório, individualismo, erotismo, competitividade. Sem saudosismos deve-se voltar a rezar em família, a abrir o coração dos jovens para a possiblidade de uma via diferente, o caminho alegre e vigoroso das normas do Sermão da Montanha, da busca do rosto do Senhor, da tentativa de criar uma cultura da solidariedade e do cuidado.

Vale a pena penetrar na profundidade da oração que aparece na primeira leitura de hoje: “Duas coisas eu te pedi; não me recuses, antes de eu morrer; afasta de mim a falsidade e a mentira, não me dês pobreza nem riqueza, mas concede-me o pão que me é necessário. Não aconteça que, saciado eu te renegue e diga: “Quem é o Senhor?” Ou que, empobrecido, eu me ponha a roubar e profane o nome de meu Deus”.




Frei Almir Guimarães

franciscanos.org.br

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio