SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



domingo, setembro 21, 2014

Na busca de quem me busca - São Mateus apóstolo e evangelista

DE 25  DE SETEMBRO À 04 DE OUTUBRO - FESTA DE SÃO FRANCISCO
NOVENÁRIO, ÀS 18:30 NOS DIAS DE SEMANA E ÀS 19H, SABADO E DOMINGO

Leituras
1ª Leitura - Is 55,6-9
Salmo - Sl 144,2-3.8-9.17-18 (R. 18a)
2ª Leitura - Fl 1,20c-24.27a
Evangelho - Mt 20,1-16a


Não é o homem que busca a Deus. É Deus que busca o homem. O Senhor que cria esse coração que pulsa em nosso peito nos quer dele. Temos saudade dele. O Senhor passa o tempo todo nos cercando e tentando fazer com respondamos às suas propostas de amor. Há essa sede grande dentro dos corações retos. As palavras e desejos de Agostinho continuam nos lábios e nas dobras dos corações de muitos: “Irrequieto é nosso coração enquanto não descansar em ti, Senhor”.

Há esse encontro entre a busca de Deus e a busca do homem na perseverança da oração. O orante recolhe-se, veste-se de silêncio, purifica-se das loucuras recitando o Miserere. E espera as visitas do Amado. Nada de extraordinário: apenas esse constante colocar-se sob os raios do amor, de graça, sem interesses pequenos, alegria de estar com… Abre-se o livro dos salmos. O orante faz seus o lamento de certos cânticos, suplica que o Senhor não se esconda de seus olhos, que ele encha de luz seus caminhos. Nessa oração, cotidianamente, busca aquele que o busca.

Isaías faz um veemente convite a que o homem persevere na busca: “Buscai o Senhor, enquanto pode ser achado; invocai-o enquanto ele está perto”. Ao orante de responder: “Aqui estou seco, sem forças, sem coragem de dar um passo à frente, esperando um sopro de alento”.

O Senhor chama a todos. Há esses operários da primeira hora, das nove da manhã, há esses que começaram os trabalho um pouco mais tarde. Mas afinal de contas foram em busca de quem os buscava. Aquele que percorre os caminhos dos homens e as trilhas do coração chama, na última hora, operários que até então ainda estavam desocupados, sem se ocuparem dos coisas do Senhor. E a todos dá a recompensa. Esse Deus de misericórdia não tem balança nem fita métrica. Ele não deixa de lado mesmo os retardatários. Sempre é tempo de responder ao amor daquele que nos busca.

A liturgia desse domingo nos faz ter um encontro do Paulo. Aquele que perseguira os amigos do Senhor agora está saciado de amor pelo Mestre. Volta-se para aquele que o cercou na estrada de Damasco. Tudo dentro dele é resposta às visitas: Cristo será sempre glorificado tanto na vida como na morte de Paulo, para ele viver é Cristo. Tem dúvidas: não sabe se é melhor continuar a viver e ter encontros com o Cristo na fé ou deixar tudo, morrer e ir ter com a luminosidade da vida que não termina. Na verdade, só uma coisa importa: viver à altura do evangelho de Cristo.

O Senhor nos busca primeiro. A nós cabe buscar aquele que nos busca, mesmo que seja na undécima hora.

Frei Almir Guimarães
franciscanos.org.br


SÃO MATEUS
A Igreja celebra hoje, de forma especial, a vida de São Mateus apóstolo e evangelista, cujo nome antes da conversão era Levi. Morava e trabalhava como coletor de impostos em Cafarnaum, na Palestina. Quando ouviu a Palavra de Jesus: “Segue-me” deixou tudo imediatamente, pondo de lado a vida ligada ao dinheiro e ao poder para um serviço de perfeita pobreza: a proclamação da mensagem cristã!

Mateus era um rico coletor de impostos e respondeu ao chamado do Mestre com entusiasmo. Encontramos no Evangelho de São Lucas a pessoa de Mateus que prepara e convida o Mestre para a grande festa de despedida em sua casa. Assim, uma numerosa multidão de publicanos e outros tantos condenados aos olhos do povo, sentaram-se à mesa com ele e com Àquele que veio, não para os sãos, mas sim para os doentes; não para os justos, mas para os pecadores. Chamando-os à conversão e à vida nova.

Por isso tocado pela misericórdia Daquele a quem olhou e amou, no silêncio e com discrição, livrou-se do dinheiro fazendo o bem.

É no Evangelho de Mateus que contemplamos mais amplamente trechos referentes ao uso do dinheiro, tais como:
“Não ajunteis para vós, tesouros na terra, onde a traça e o caruncho os destroem.” e ainda:“Não podeis servir a Deus e ao dinheiro.”

Com Judas, porém, ficou o encargo de “caixa” da pequena comunidade apostólica que Jesus formava com os seus. Mateus deixa todo seu dinheiro para seguir a Jesus, e Judas, ao contrário, trai Jesus por trinta moedas!

Este apóstolo a quem festejamos hoje com toda a Igreja, cujo significado do nome é Dom de Deus, ficou conhecido no Cristianismo nem tanto pela sua obra missionária no Oriente, mas sim pelo Evangelho que guiado pelo carisma extraordinário da inspiração pôde escrever, entre 80-90 na Síria e Palestina, grande parte da vida e ensinamentos de Jesus. Celebramos também seu martírio que acabou fechando com a palma da vitória o testemunho deste apóstolo, santo e evangelista.

São Mateus, rogai por nós!
cancaonova.com

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio