SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



domingo, setembro 28, 2014

Novena de São Francisco de Assis - 4o dia - 19h

"Afaste-se do mal e procure o bem, procure a paz e faça tudo para alcançá-la." 1Pd 3,11
Pregador: Fr Paulo Amâncio, OFMCap
Noiteiros: Acólitos, Catequese, Liturgia, Ministério Jovem Frei Junípero, Grupo Padre Pio


HOJE, 12H, ALMOÇO PARA OS POBRES , PÁTIO INTERNO DO CONVENTO


Leituras
1ª Leitura - Ez 18,25-28
Salmo - Sl 24,4bc-5.6-7.8-9 (R. 6a)
2ª Leitura - Fl 2,1-11
Evangelho - Mt 21,28-32

Exposição sobre o Pai-nosso
São Francisco de Assis

Houve muitas discussões a respeito deste Escrito. Dizia-se que, naquele tempo, eram muito comuns essas paráfrases sobre o Pai-nosso, aliás conhecidas desde Orígenes e outros santos Padres. Na realidade, ainda não foi descoberto nenhum texto de outros autores realmente parecido com este de Francisco. Não é uma exposição sobre o Pai-nosso, é uma oração ampliada, em que ele vai acrescentando tudo que tem no coração.

1Ó santísimo Pai nosso: criador, redentor, consolador e salvador nosso.
2Que estais nos céus: nos anjos e nos santos, iluminando-os para o conhecimento, porque vós, Senhor, sois luz; inflamando-os para o amor, porque vós, Senhor, sois amor; morando neles e plenificando-os para a bem-aventurança, porque vós, Senhor, sois o sumo bem, eterno, do qual vem todo bem, sem o qual não há nenhum bem.
3Santificado seja o vosso nome: fique clara em nós a vossa notícia, para que conheçamos qual é a largura (cfr. Ef 3,18) de vossos benefícios, a extensão de vossas promessas, a sublimidade da majestade e a profundidade dos juízos. 
4Venha nós o vosso reino... para que vós reineis em nós pela graça, e nos façais chegar a vosso reino, onde a visão de vós é manifesta, o amor por vós é perfeito, vossa companhia é feliz, e há um saborear sempiterno de Vós. 
5Seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu: para que vos amemos de todo coração (Lc 10,27), pensando sempre em vós, com toda a alma, desejando sempre a Vós, com toda a mente dirigindo sempre todas as nossas intenções a Vós, buscando em tudo a vossa honra, e, com todas as nossas forças, destinando todas as nossas forças e os sentidos da alma e do corpo para o serviço do vosso amor e não para outra coisa; e amemos a nossos próximos como a nós mesmos, arrastando-os todos para o vosso amor com toda força, alegrando-nos pelos bens dos outros como pelos nossos e compadecendo-nos com eles nos males, e não fazendo a ninguém nenhuma ofensa (cf. 2Cor 6,3). 
6O pão nosso de cada dia: vosso dileto Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, nos dai hoje, a fim de lembrar e reconhecer e reverenciar o amor que teve por nós bem como tudo o que por nós falou, realizou e sofreu. 
7E perdoai-nos as nossas ofensas por vossa inefável misericórdia, pela força da paixão de vosso dileto Filho, e pelos méritos e intercessão da beatíssima Virgem Maria e de todos os vossos eleitos. 
8Assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido e o que nós não perdoamos totalmente, fazei vós, ó Senhor, que o perdoemos plenamente, para que por vós amemos de verdade os nossos inimigos e intercedamos por eles devotamente diante de Vós, a ninguém pagando o mal com o mal (cf. 1Ts 5,15) e em tudo procuremos ser proveitosos em Vós. 
9E não nos deixeis cair em tentação oculta ou manifesta, repentina ou importuna. 
10Mas livrai-nos do mal passado, presente e futuro. Amém.
centrofranciscano.org.br

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio