SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



sexta-feira, maio 08, 2015

Arquidiocese de Natal ganha mais duas paróquias

As Paróquias de Nossa Senhora da Conceição, em Guamaré, e de Nossa Senhora da Piedade, em Espírito Santo, foram criadas no final do mês de abril e são as mais novas da Arquidiocese

Na noite do último dia 30 de abril, foi criada a Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, no município de Espírito Santo. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, e concelebrada por vários sacerdotes. Na ocasião, o Arcebispo deu posse ao primeiro pároco da Paróquia, Padre Marcelo Araújo. Ele já estava à frente da Área Pastoral, desde a criação em 23 de janeiro de 2012. “Nestes últimos três anos, o povo vinha se preparando para este momento, sobretudo durante a festa da padroeira, de 22 de janeiro a 2 de fevereiro deste ano. Depois, fizemos reformas em algumas capelas da comunidade e, nos últimos dias, a preparação se deu junto às pastorais, movimentos e serviços, com vários momentos de oração”, explica o Padre Marcelo.

Para os fiéis católicos da Comunidade de Espírito Santo, a criação da Paróquia é a concretização de um sonho. “Este momento significa a concretização de um sonho esperado há muito tempo, diante da devoção a Nossa Senhora da Piedade e do trabalho pastoral realizado pela comunidade”, enfatiza o agente pastoral, Assis Lima.

Antes, no dia 27 de abril, o Arcebispo também criou a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Guamaré. “Em Guamaré, se destaca a historicidade, pelo fato de ser uma capela com 232 anos de história de devoção a Nossa Senhora da Conceição. Há uma imagem belíssima e, pelo fato de ser o porto, de ser uma região marítima, se reveste de uma peculariedade cultural e religiosa”, destaca Dom Jaime. “Em Espírito Santo, o destaque é para a devoção a Nossa Senhora da Piedade. Na festa, se reúnem milhares de pessoas. A cidade se torna pequena para a multidão de devotos”, acrescenta.

Para os párocos e para os fiéis das novas paróquias, Dom Jaime deixa uma mensagem: “O Padre Flávio Bezerra, em Guamaré, e o Padre Marcelo Araújo, em Espírito Santo, vivem a graça do paroquiato no tempo em que a Igreja se volta para o Documento de Aparecida, que nos traz a emergência de uma paróquia como uma comunidade de comunidades; de uma paróquia de saída, como nos diz o Papa Francisco. Eu me congratulo com estes novos párocos, para que sejam felizes, que sejam sempre solícitos às necessidades da vida do povo e aos sentimentos religiosos de cada comunidade.”

Com a criação dessas duas novas paróquias, a Arquidiocese de Natal passa a contar com 93 paróquias e quatro áreas pastorais.

arquidiocesedenatal.org,br

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio