SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



domingo, maio 03, 2015

O doce sabor de pertencer ao Senhor - 5o domingo da Páscoa

Leituras do Dia
1ª Leitura - At 9,26-31
Salmo - Sl 21,26b-27.28.30.31-32 (R. 26a)
2ª Leitura - 1Jo 3,18-24
Evangelho - Jo 15,1-8

Você acabou de almoçar. Comeu demais. Vai à fruteira, pega a laranja mais bonita e começa a descascá-la, já sentindo na boca o gostinho doce do caldo fresquinho que cai como uma luva após uma refeição substanciosa como sobremesa refrescante e digestiva. No entanto, ao dar a sonhadora dentada, você se sente mordendo um pedaço de isopor, seco e sem gosto, percebendo na hora quão enganadora é a sentença que diz “imagem é tudo”. Que decepção!

Falamos de laranja. Jesus, no Evangelho deste 5° Domingo da Páscoa (Jo 15,1-8), fala em uva, ou melhor, de videira. Ele é a videira, o Pai é o agricultor e nós somos os ramos. Para darmos frutos, precisamos permanecer na Videira, ou seja, temos de caminhar na fidelidade ao Mestre. Caso contrário, assumimos o risco de nos tornarmos tal qual a fatídica laranja do parágrafo anterior: sem caldo, sem gosto e sem vida. Nossas ações se tornam infecundas. Nossas palavras não repercutem. São vãs como o estardalhaço de uma lata vazia que rola escada abaixo. Falta o suco, o sumo do Amor que somente Deus nos pode fornecer. E é por isso que São João nos alerta na segunda leitura deste domingo (1Jo 3,18-24):
“Filhinhos, não amemos só com palavras e de boca, mas com ação e de verdade”.

A instrução de Jesus se dirige a cada seguidor individualmente e também à comunidade. O grande desafio à Igreja de hoje é seguir o percurso da Igreja Primitiva que, conforme narra a leitura dos Atos dos Apóstolos (At 9,26-31), “consolidava-se e progredia no temor do Senhor e crescia em número com a ajuda do Espírito Santo”. Que, em nossa vida de fé, sejamos capazes de transmitir, em palavras e obras, o doce sabor de pertencermos a Cristo.

Frei Gustavo Medella

franciscanos.org.br

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio