SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



domingo, junho 02, 2013

Coisas de corações retos

IX Domingo do Tempo Comum
1Reis 8,41-43; Gálatas 1,1-2. 6-10; Lucas 7, 1-10


“Quando acabou de falar ao povo Jesus que o escutava Jesus entrou em Cafarnaum”. Sempre andando, sempre falando aquilo que o coração mandava falar. E, livre de preocupações e cuidados consigo mesmo, Jesus estava disponível. Tinha tempo para acolher pessoas com suas alegrias e seus dramas. Havia aquele oficial romano que tinha um empregado a quem aprendera a estimar. Estava ele doente às portas da morte. O romano ouvira falar de Jesus e pediu que influentes judeus fossem ter com ele e pedissem que ele viesse salvar o empregado que tanto estimava.

Os enviados judeus não pestanejaram: “O oficial merece que lhe faças esse favor porque ele estima o nosso povo. Ele até nos construiu uma sinagoga”.

Jesus se põe a caminho, sempre em frente, sempre a caminho. Talvez Jesus andou se informando a respeito do tipo de doença, detalhes e circunstâncias.

E lá vem outra embaixada da parte do oficial romano. Esses novos emissários não pedem a presença ou a força de Jesus. Parece que o homem se sentiu invadido por um sentimento de admiração pela disponibilidade de Jesus. O que o oficial mandou dizer a Jesus continua ressoando aos nossos ouvidos. “Senhor, não te incomodes, pois não sou digno que entres em minha casa. Nem mesmo me achei digno de ir pessoalmente ao teu encontro, mas ordena com tua palavra e meu empregado ficará curado”. Mesmo à distância o oficial romano ia sendo trabalhado interiormente pela força e pela pessoa de Jesus. Hoje ainda, ao recebermos o Corpo e Sangue do Senhor, dizemos que não somos dignos de receber a visita do Senhor. Mas que ele diga uma só palavra e seremos salvos. Esse episódio se reveste de confiança, fé, respeito. Jesus chega mesmo a dizer que um pagão demonstrou mais fé do que seus irmãos na fé judaica: “Eu vos declaro que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé”. Estamos diante de pessoas com consciência delicada e coração reto. Precisamente com esses predicados é que se constrói uma humanidade renovada. Nesses corações pode começar a existir o Reino novo de Jesus.

Lucas observa: “Os mensageiros voltaram para casa do oficial e encontraram o empregado em perfeita saúde”.

Frei Almir Ribeiro Guimarães 

franciscanos.org.br



RN comemora 40 anos de ensino religioso

Acontece, nesta segunda-feira (03), uma sessão solene, no auditório Professora Angélica Moura, na Secretaria Estadual de Educação (SEEC/RN), em Natal, alusiva aos 40 anos de implantação do ensino religioso no Estado. A solenidade vai acontecer às 9h30 e vai contar com a presença do arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, além do clero da Arquidiocese e representações da Educação, no RN.

Na oportunidade, vai acontecer o lançamento de alguns livros, sendo um da atual diretora executiva do Instituto de Teologia Pastoral de Natal (ITEPAN), Maria Augusta de Sousa, outro da professora Josineide Oliveira, sobre o ensino religioso, e ainda, a reedição da tesina do diretor-geral da Faculdade Dom Heitor Sales (FAHS) e membro do conselho governativo do ITEPAN, Monsenhor Lucas Batista, intitulada "Perspectivas de uma educação da fé na escola pública".


arquidiocesedenatal.org.br


TREZENA DE SANTO ANTÔNIO

02/06( domingo ), às 19h
Pregador: Pe Cesar Luiz Lima Morais
Noiteiros: Ministério Jovem Frei Junípero

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio