SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



quarta-feira, junho 05, 2013

Espiritualidade conjugal

Vermelho. 4ª-feira da 9ª Semana Tempo Comum S. Bonifácio BMt, memória

1ª Leitura - Tb 3,1-11a.16-17a

Salmo - Sl 24, 2-4a. 4b-5ab. 6-7bc. 8-9 (R. 1b)
Evangelho - Mc 12,18-27


Reflexão 
O evangelho hoje proclamado nos relata o episódio da mulher que teve sete maridos. A questão proposta a Jesus era de se saber com qual deles ela viveria na glória depois que ela morresse. Jesus responde: “Com efeito, quando os mortos ressuscitarem, os homens e as mulheres não de casarão pois serão como anjos do céu”. A página de Marcos hoje proclama nos convida a colocar na tela do computador alguns elementos em vista da vivência de uma espiritualidade conjugal e familiar:

● Deus inventa o casal. Criou-os homem e mulher. Os dois se buscam porque não é bom que o homem viva só. Marido e mulher são feitos para o companheirismo e para a comunhão de vida.

● Os cristãos se unem no Senhor. Os dois, os noivos, já vivem na atmosfera do mundo novo de Jesus. Batizados são portadores da vida nova. Por isso, se amam na qualidade do amor de Jesus por sua Igreja. Os dois se dão mutuamente, no albor da vida a dois, o sacramento do matrimônio. Assim como o amor de Jesus pela Igreja é fiel, definitivo e fecundo, o mesmo acontece com o amor dos esposos. Fiel criativamente, definitivo porque aceita atravessar dias de bruma, fiel em filhos, em crescimento das virtudes e provocador da santidade.

● Sua casa é santuário da vida. Marido e mulher unem seus corpos e seus corações em delicado e casto conúbio e generosamente geram filhos e filhas. Generosa e responsavelmente. São cuidadores respeitosos do dom da vida que lhes deu o Senhor. Geram, criam e educam os filhos. Fazem-se presentes em suas vidas. Incansável, sabiamente procuram apresentar o Senhor Deus e Jesus, o Filho Amado, aos filhos. Não impõem a fé. Por seu testemunho e suas palavras são os primeiros e fundamentais educadores da fé dos filhos.

● Sua casa é Igreja doméstica. Ali ressoa a Palavra do Senhor. Dali sobem preces ao Senhor. Nesse espaço se aprendem as táticas do amor fraterno, da solidariedade, do respeito pelos outros. O lar é uma mini-Igreja.

● Em família se vivem as alegrias do convívio, das atenções carinhosas, da mútua ajuda. Por vezes, há também cruzes a serem carregadas. Em família se vive o mistério pascal.

● Marido e mulher se adentram na oração a dois, vivem juntos a Eucaristia, sentem que precisam ser missionários.

Felizes as famílias que vivem a fé e encarnam em suas vidas o Evangelho do Senhor.

Frei Almir Ribeiro Guimarães

franciscanos.org.br

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio