SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



quinta-feira, junho 20, 2013

Essas tantas formas de oração

Verde. 5ª-feira da 11ª Semana Tempo Comum 1ª Leitura - 2Cor 11,1-11
Salmo - Sl 110,1-2. 3-4. 7-8 (R. 7a)
Evangelho - Mt 6,7-15


Reflexão
Quando orardes não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos pela força de muitas palavras (Mt 6,7).

Mais uma vez ouvimos Jesus ensinando os seus a rezar. Pede que não usem muitas palavras e ensina-lhes a oração do nosso Pai, do Pai comum ao qual pedimos a vinda do Reino, o perdão das ofensas e o pão de cada dia.

Vejamos alguns retratos de pessoa em oração:

● Vemos aquele garotinho ou aquela menininha ajoelhados diante da cama. Com as mãos postas, olham para uma estampa de Jesus. Através do Pai nosso ou de pensamentos espontâneos olham com sinceridade para a imagem. Fazem o sinal de cruz e se deitam serenamente.

● Temos agora aquela senhora idosa. Terminadas as tarefas da tarde e antes que escureça de vez coloca-se no canto da varanda protegida por um chalé e reza o terço. Pensa nos mistérios da vida de Cristo. Procura ficar bem atenta, mas de quando em vez se distrai e… cochila. Mas está unida ao Senhor.

● Vemos aquele casal que pertence a um sério movimento de espiritualidade conjugal. Os dois participam de retiro. Depois de um palestra vão para o jardim. Levam o livrinho dos salmos. Rezam um ou outro e depois vão até a capela do Santíssimo e se entregam ao Senhor numa atmosfera de recolhimento e de silêncio.

● Aquela mulher é religiosa contemplativa há mais de quarenta anos. Convive com o Senhor desde a sua juventude. Contemplativa desde sempre rezou as horas do dia, com delicadeza, com vagar, com sinceridade. Quantas meditações, quantos momentos de contemplação. De manha cedo, antes do Oficio de Laudes permanece uma meia hora diante do Senhor. Hoje idosa, enquanto passa roupa ou arruma a capela caminha na presença do Senhor.

● Vemos aquele grupo de oração. São doze pessoas. Sentam-se em forma de círculo. No meio da sala há uma dessas pinturas do Cristo Mestre estilo oriental. Cantam mantras, ouvem uma Palavra, guardam silêncio, fazem preces espontâneas. Assim têm audiência com o Senhor que se acerca dos que o buscam de coração sincero.

Frei Almir Ribeiro Guimarães



São José será citado nas Orações Eucarísticas do Missal Romano
O nome de São José foi acrescentado nas Orações Eucarísticas II, III e IV do Missal Romano. A decisão da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos foi publicada nesta quarta-feira, 19, pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

A citação do nome deverá ser feita logo após o nome da Bem-Aventurada Virgem Maria, esclareceu o decreto da congregação.

A decisão foi motivada pelo lugar singular que São José ocupou como "pai de Jesus", à frente da Família do Senhor e por sua contribuição generosa à missão que Deus lhe confiou. "Aderindo plenamente ao início dos mistérios da salvação humana, tornou-se modelo exemplar de generosa humildade, que os cristãos têm em grande estima, testemunhando aquela virtude comum, humana e simples, sempre necessária para que os homens sejam bons e fiéis seguidores de Cristo", destaca o decreto.

A Congregação enfatizou ainda que, na Igreja Católica, os fiéis sempre manifestaram uma especial devoção a São José, "honrando solenemente a memória do castíssimo Esposo da Mãe de Deus como Patrono celeste de toda a Igreja", que tal modo que no antiquíssimo cânone romano o nome do santo foi acrescentado por decisão de João XXIII. Iniciativa acolhida por Bento XVI e agora pelo Papa Francisco.


franciscanos.org.br
cancaonova.com

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio