SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



sábado, junho 15, 2013

O Vademecum do pregador

Verde. Sábado da 10ª Semana Tempo Comum

LEITURAS

1ª Leitura - 2Cor 5,14-21
Salmo - Sl 102, 1-2. 3-4. 8-9. 11-12 (R. 8a)
Evangelho - Mt 5,33-37


REFLEXÃO
Paulo é eminentemente pregador, anunciador da Boa Nova que o cativou no caminho de Damasco quando Jesus ressuscitado tomou conta de todo o seu universo. Nos escritos do Novo Testamento é quase impossível encontrar mais fogo do que nas cartas e nos discursos do ardoroso Paulo de Tarso.

● O pregador e o evangelizador, em suas atividades, são “pressionados”. O amor de Cristo os pressiona. Francisco de Assis, mais tarde, dirá o mesmo de outra maneira: o amor precisa ser amado. Pregadores e evangelizadores não são funcionários de uma empresa, mas ardorosos seres que desejam partilhar sua fé e seu júbilo.

● Cristo morreu por todos para que os vivos não vivam para si. Esta é outra exortação de Paulo como pregador. Cristo nos traz a vida nova. E o Cristo pregado não é conhecido segundo a carne. O Jesus histórico morreu na cruz e vive de maneira nova. Somos criaturas novas. O mundo velho desapareceu. Agora é o novo. Não conhecemos ninguém de acordo com a natureza humana. Cristo ressuscitado é a grande novidade.

● Neste começo de novo século estamos também compreendendo que é preciso mudar, encontrar o novo em nossa vida da Igreja. Não podemos nos apegar às vestes antigas que, por mais bonitas que tenham sido, perderam sua funcionalidade ou ficaram apertadas. O mundo do formalismo, do legalismo, da rotina tem que acabar e haveremos de ter a perspicácia de ver a vida brotando ali onde tudo poderia parecer sem nexo.

● Com a morte e ressurreição de Jesus, efetivamente, começou a novidade. Ele fez o mundo do pecado e da inimizade morrer. Veio o mundo novo da reconciliação. Paulo se considera embaixador da reconciliação que a paixão, morte e ressurreição de Cristo veio nos trazer.

● Que homens reconhecendo seu pecado e o mal que neles mora “deixem-se reconciliar”. Aquele que não conheceu pecado Deus o fez pecado para matar o pecado.

● Importante essa consciência bem viva de nossa condição de pecadores. Ela não pode nos levar ao desespero. Cristo nos reconciliou com o Pai. Paulo tem plena certeza de que sua missão é a de ser embaixador da reconciliação. “Em nome de Cristo nós vos suplicamos: deixai-vos reconciliar com Deus. Aquele que não cometeu nenhum pecado , Deus o fez pecado por nós, para que nele nos tornemos justiça de Deus”.


Frei Almir Ribeiro Guimarães

franciscanos.org.br


Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio