SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



segunda-feira, junho 24, 2013

Natividade de São João Batista

LITURGIA

Primeira Leitura (Is 49,1-6)

Responsório (Sl 138)
Segunda Leitura (At 13,22-26)
Evangelho (Lc 1,57-66.80)



O bendito filho da velhice de Isabel e Zacarias

Para um casal judeu, nada mais dolorido do que a impossibilidade de um filho em seu casamento. Esposo e esposa se uniam em vista da prole. Os pais fiéis experimentavam profunda alegria em darem sua contribuição para o incremento numérico e qualitativo do povo do Senhor. Com idade avançada, Zacarias e Isabel são agraciados com uma tão suspirada gravidez.

João foi chamado e vocacionado antes de nascer. A Igreja nos faz ler uma pagina de Isaías e aplica o conteúdo do texto ao filho da velhice de Zacarias e Isabel. O profeta fala de misterioso ser que viria no futuro. “Desde o ventre de minha mãe, ele tinha em mente o meu nome; fez de minha palavra uma espada afiada, protegeu-me à sombra de sua mão e fez de mim uma flecha aguçada…”.

Os evangelistas Lucas e João se comprazem em elencar alguns pormenores a respeito desse que chamamos de precursor do Messias.

● João é filho da velhice de Isabel e Zacarias. É dom e graça de Deus. Maria recebe a visita do anjo. Será mãe do desejado das colinas eternas. Depois do anúncio do anjo, na visita de Isabel, mãe do Batista, o menino pula de alegria no seu seio. Há uma atmosfera de alegria. Joao já está com seis meses de gestação. E, naquele momento, começa o relacionamento dos dois, ambos ainda no seio de suas mães. O Precursor se alegra com a chegada do Messias.

● João vai adotar um estilo de vida austero. Tomará consciência de que deve preparar os caminhos do Senhor. Vai viver no deserto e, num determinado momento, começará uma pregação e uma atividade junto do Rio Jordão. Anunciará um batismo de conversão. Quando os corações já tiverem começado a trilhar caminhos de reviravolta interior, ele dirá: “Não sou o Messias. Depois de mim, vem alguém que é maior. Não sou digno de desatar as correias de suas sandálias. Importa que ele cresça e eu desapareça. Ele é o Cordeiro que tira o pecado do mundo”!

● No devido tempo, Isabel dera a luz ao menino. Houve festa e júbilo e as pessoas se perguntavam: “O que será desse menino. De fato, a mão do Senhor estava com ele”.

● Comentando o nascimento do Batista, lemos em Santo Agostinho: “A Igreja celebra o nascimento de João como um acontecimento sagrado. Dentre os nossos antepassados, não há nenhum outro cujo nascimento seja celebrado solenemente. Celebramos o de João, celebramos também o de Cristo: tal fato tem, sem dúvida, uma explicação. E se não a soubermos dar tão bem, como exige a importância desta solenidade, pelo menos meditemos nela mais frutuosa e profundamente. João nasce de uma anciã estéril; Cristo nasce de uma jovem virgem”.

Frei Almir Ribeiro Guimarães

franciscanos.org.br


Oração a São João Batista
São João Batista, que fostes santificado no seio materno,
ao ouvir de vossa mãe a saudação a Maria Santíssima, e
canonizado ainda em vida pelo mesmo Jesus Cristo
que declarou solenemente não haver
entre os nascidos de mulheres nenhum maior que vós;
por intercessão da Virgem e
anunciando-o como Mestre e
apontando-o como o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo,
alcançai-nos a graça de darmos também nós testemunho da verdade e
selá-lo até, se preciso for, com o próprio sangue,
como o fizestes vós,
degolado iniquamente por ordem de um rei cruel e sensual,
cujos desmandos e caprichos havíeis justamente denunciado.
Abençoai a todos os que vos invocam e
fazei que todos nós sejamos profetas de boas novas. Amém. 





Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio