SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



domingo, junho 23, 2013

“Quem diz o povo que eu sou?”- 12o domingo do tempo comum

1.Introdução
Vivemos num tempo de luzes e cores, ambiente de festa e de música em aparelhos de som e em fones de ouvido, mas, de fato, estamos em trevas: Não sabemos direito quem é Jesus e qual seria mesmo o sentido de nossa vida!
Jesus, dirigindo-se para Jerusalém, onde será crucificado e morto, sente necessidade de iluminar a consciência de seus discípulos. Perguntou: “Quem diz o povo que eu sou?”

Nunca se falou tanto de Jesus Cristo como em nosso tempo! Mas, quem é mesmo Jesus Cristo, de quem tanto falamos? Seria um profeta, um grande homem ou o Filho de Deus vivo? É necessário ter uma fé esclarecida para assumir uma decida e verdadeira prática cristã!

2.Palavra de Deus
Zc 12,10-11 – A profecia de Zacarias é de difícil compreensão. Quem seria o homem morto (transpassado) e chorado pelos autores do mal feito? O espírito de amor e de consolação (em melhor tradução) seria espírito de pesar profundo! De arrependimento, portanto.

Gl 3,26-29 – Jesus., com sua morte, derrubou todas as divisões; inaugurou um reino de fraternidade, de igualdade e de paz. Temos a impressão que este mundo, ainda, não chegou!

Lc 9,18-24 – Jesus procura purificar a consciência dos Apóstolos a seu respeito: “Ele é o Messias de Deus, o ungido de Deus”! Ele vai enfrentar o poder religioso (os sacerdotes), o poder jurídico (os fariseus) e o poder econômico (os saduceus). Eles o matarão, mas o Pai vai ressuscitá-lo!

3.Reflexão
• Os inocentes continuam sendo mortos como no tempo do profeta Zacarias; melhor, a profecia continua falando hoje, pois os inocentes (crianças, jovens, lideres sindicais, operários e povo em geral) continuam sendo mortos pela prática da injustiça, da impunidade e da violência do poder público. Os jovens, hoje, são mortos pela droga e a droga faz vítimas fáceis entre os membros de famílias (pobres e ricas) mal vividas e distantes das normas de Deus.

• Vivemos tempos difíceis e, por isso, precisamos purificar nossa fé em Jesus Cristo. Perguntar-nos, com sinceridade, “Quem é Jesus Cristo para mim?” Ele não é um profeta qualquer, nem mesmo “o glorioso vencedor da morte e do pecado”!… Ele é o inocente transpassado e que continua sendo transpassado nas vítimas da violência de toda a espécie, da injustiça que sufoca e faz morrer à míngua o povo pobre enquanto os poderosos têm salarios incontroláveis e escandalosos.!

• Não podemos ficar “cantando alleluia no templo” e deixar os poderosos fazer leis iníquas em próprio favor. Cristo (presente nos oprimidos) precisa ser chorado e defendido por um grande levante e enfrentamento com a injustiça, a corrupção e o desvio de recursos públicos que deixam hospitais e escolas em completo abandono! Vamos lá, que podemos fazer em sua defesa?

• Paulo fala que na Igreja de Jesus não há mais nem judeu e nem grego, nem escravo e nem livre e nem homem e nem mulher; pois vós sois um em Cristo Jesus”. Mas, se em nossas igrejas subsistem divisões (inclusive, entre Movimentos) será que somos Igreja de Cristo? Certamente não! Precisamos rever nossa prática cristã.

“Minha alma tem sede do Deus vivo”!


por Frei Frei Carlos Zagonel


capuchinhosrd.org.br

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio