SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



quarta-feira, agosto 14, 2013

A sua família é a coisa mais importante que existe

Vermelho. 4ª-feira da 19ª Semana Tempo Comum 
São Maximiliano Maria Kolbe PresbMt., memória


Leituras
1ª Leitura - Dt 34,1-12
Salmo - Sl 65,1-3a. 5.16-17 (R. Cf. 20a.9a)
Evangelho - Mt 18,15-20


A Igreja vive para dar vida pela família, e a sua família é a coisa mais nobre e mais importante que existe. Nós damos a nossa vida para o que há de mais sagrado, para que a família seja cuidada, preservada e abençoada.


Hoje, nós lembramos e celebramos São Maximiliano Maria Kolbe. Esta é a Semana Nacional da Família, e nós não poderíamos ter um exemplo maior do que o desse santo. Quando criança ainda, tive a graça de conhecer a história de São Maximiliano, quando passei pelo Seminário dos Franciscanos Conventuais. A vida deste homem sempre me impressionou, porque ele para nós é exemplo, um santo dos nossos dias.

São Maximiliano morreu nos campos de concentração da Segunda Guerra Mundial, justamente no dia 14 de agosto de 1941, vésperas da festa da Assunção de Nossa Senhora. Foi um homem profundamente mariano. Apaixonado pela causa, pelo dogma da Imaculada Conceição de Maria, ele vivia sua vida inspirado no exemplo da Imaculada.

Foi um grande apóstolo dos meios de comunicação. Hoje, cavaleiro da Imaculada, São Maximiliano projetou o rádio, pensou até em satélite, na época em que a televisão nem existia, para que o Evangelho chegasse longe. Ele é para nós um exemplo.

Ele morreu no campo de concentração, porque um preso havia fugido, e a regra era: quando um preso fugisse, dez outros morreriam no lugar dele. Então, foram escolhidos os dez que iriam morrer. De repente, um pai de família chamado Edmundo começou a gritar: “Por favor, eu tenho mulher, filhos, preciso cuidar deles”.

São Maximiliano ficou comovido com aquele pai de família. Ele levantou sua mão e disse: “Eu gostaria de morrer no lugar deste pai de família”. Ele não desprezou sua vida, mas sabia que aquele pai precisava cuidar dos seus filhos. O soldado aceitou a troca. Edmundo voltou para o campo de concentração e São Maximiliano foi morrer no lugar dele.

Aquele pai de família sobreviveu e esteve presente na beatificação e na canonização de São Maximiliano. Até o último dia da sua vida, Edmundo agradeceu a Deus por esse sacerdote que deu sua vida por ele, para ele cuidasse dos seus filhos.

A Igreja vive para dar vida pela família, e a sua família é a coisa mais nobre e mais importante que existe. Nós damos a nossa vida para o que há de mais sagrado, para que a família seja cuidada, preservada e abençoada.

Que o Senhor cuide de cada um dos pais e mães de família, que São Maximiliano Kolbe interceda por aqueles que precisam cuidar dos seus.


Deus abençoe você!


Padre Roger Araújo
cancaonova.com

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio