SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



sexta-feira, agosto 30, 2013

Que vigilância deve ter aqueles que são casados?

Verde. 6ª-feira da 21ª Semana Tempo Comum
LITURGIA DIÁRIA
1ª Leitura - 1Ts 4,1-8
Salmo - Sl 96,1.2b. 5-6. 10. 11-12 (R. 12a)
Evangelho - Mt 25,1-13

HOMILIA - Pe Roger Araujo

Que vigilância deve ter aqueles que são casados? Não alimentem comportamentos e não levem imoralidades para dentro do casamento, para dentro do lar.

Deus não nos chamou à impureza, mas à santidade. Portanto, desprezar estes preceitos não é desprezar o homem, mas Deus que nos deu o Espírito Santo.

A Palavra nos chama a atenção sobre a vigilância que nós precisamos ter com a santidade no meio em que vivemos, na Igreja onde estamos.

A parábola das dez virgens nos aponta as cinco que são previdentes, aquelas que estão vigiando, cuidando de si, cuidando do seu corpo, da sua alma, do seu espírito, da sua disciplina pessoal. E as cinco imprevidentes, aquelas que são levadas pelo tempo, deixando as coisas acontecerem e não cuidam de si mesmas.

A Palavra nos chama a viver a santidade, porque esta é a vontade de Deus. Ele quer que nos afastemos de toda e qualquer impureza. Falando diretamente àqueles que são casados, a santidade precisa ser vivida no casamento.

Que vigilância deve ter aqueles que são casados? Aqueles que foram chamados a viver o amor matrimonial, que não tenham uma vida dupla, nem o homem nem a mulher. Não alimentem sentimentos, não alimentem comportamentos e não levem impurezas, imoralidades para dentro do casamento, para dentro do lar.

Cuidado com a pornografia, cuidado com as coisas imorais que vêm de diversos canais que querem tirar a pureza daquilo que é santo: o matrimônio segundo a vontade de Deus.

Solteiros e casados, castidade e pureza são ideais de vida nem sempre fáceis de serem vividos. Por isso, a vigilância precisa ser um cuidado que todos nós devemos ter.

Hoje, Deus nos lembra que somos o lugar da morada divina. Ele nos diz que não podemos enganar ninguém. Não alimente sentimentos em alguém se você não pode levá-lo a diante, não alimente esperança quando esta não pode ser cumprida.

Que Deus afaste da vida de todos aqueles que foram chamados à santidade do matrimônio a duplicidade, o erro e o perigo do adultério. E digo mais, nem nós que somos de Igreja podemos achar que não vamos cair nessa tentação.

Somos os primeiros convidados a sermos vigilantes nesse sentido, para que não sejamos causa de queda para ninguém.

Senhor, guarde-nos na pureza e na santidade.

Deus abençoe você!
cancaonova.com


Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)

No dia 30 de agosto se comemora a iniciativa da Anistia Internacional e da Fedefam o Dia Internacional dos desaparecidos. Não podemos deixar de dar ressonância a este grave e trágico problema e flagelo que tem afetado a milhares de vitimas na maioria dos países e nações.

São rostos de crianças seqüestradas para tráfego de órgãos ou exploração sexual, ou ainda para comercialização no mercado de famílias que querem adotar. São rostos de jovens que também são recrutadas pelo aliciamento e a violência para a prostituição, ou para a prestação de serviços domésticos a preço vil sem nenhuma garantia trabalhista. São rostos de trabalhadores humildes como o brasileiro Amarildo que foi levado pelo crime de morar numa comunidade pobre e confundido com bandidos. São presumidos terroristas que o Império do terror aprisiona em mais de 500 centros clandestinos dispersos pelo mundo, para torturar e aniquilar.

São ainda os milhares de desaparecidos na América Latina, cujos familiares não tem o conforto e consolo de saber o destino final de suas pessoas queridas e o direito de dar um enterro a seus restos mortais. O Holocausto foi não só possível pelo ódio mas pela indiferença e apatia, pela falta de solidariedade, graças ao cinismo e conformismo habitual de quem não vê além do seu nariz e não quer complicações. Um verdadeiro cristão é aquele que afirma alto e de bom tom com a sua palavra e a sua vida, quando alguém é levado, seqüestrado ou "desaparecido", eu estou sendo levado com ele, eu estou sendo atacado e destruído, porque cada pessoa humana, criança, jovem, adulto ou idoso, de qualquer credo, raça ou nação é meu irmão/ã, e não posso ficar calado nem passivo. Que Nossa Senhora Mãe dos Homens, Senhora do Desterro, Mãe da Solidariedade, nos torne cada vez mais compassivos e comprometidos com a causa das pessoas desaparecidas. Deus seja louvado!

cnbb.org.br


Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio