SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



quinta-feira, agosto 15, 2013

Sempre de novo o tema do perdão

Verde. 5ª-feira da 19ª Semana Tempo Comum

1ª Leitura - Js 3,7-10a.11.13-17
Salmo - Sl 113A,1-2. 3-4. 5-6
Evangelho - Mt 18,21-19,1


Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?

Pedro introduz o problema de quantas vezes se deve perdoar. Jesus responde que setenta vezes sete, a saber, sempre porque temos necessidade do poder divino. Neste contexto aparece a paradoxal parábola em que tudo é enorme; o débito de vários milhões do primeiro servo e sua crueldade para com o outro, que tem uma dívida insignificante para com ele. Assim, a condição essencial do perdão divino é o nosso perdão para o próximo, mas perdão cordial, como o perdão de Deus.

A parábola, hoje proclamada, é um drama em ato. Quem faz gastos absurdos e obtém indulto completo esgana depois um colega que lhe deve uma ninharia. Este problema não é só econômico, mas de relações humanas: quem está na alturas e viola atrevidamente altas leis superiores, faz depois um escarcéu por leves inobservâncias dos subalternos: um cônjuge que trai gravemente o outro chega às vezes a matá-lo por uma bagatela engrossada pelo ciúme… Mas por graça de Deus, com o Senhor não se brinca. Bom até o ponto de carregar e expiar nossas falhas, Deus não tolera a exploração de quem, grave pecador, oprime os outros por coisas sem importância. A sentença é clara! Uma só salvação; “Perdoar de coração o próprio irmão que pecou contra nós”. Se aprendêssemos a dizer conscientemente: “Perdoai-nos assim como nós perdoamos”! Deus nos perdoa sem colocar limites, sem cálculos; nós também devemos perdoar fraternalmente. A Eucaristia quer o perdão recíproco, a paz dada de coração.

Reflexões transcritas do Missal Cotidiano da Paulus, p. 1149-1150

Frei Almir Ribeiro Guimarães
www.franciscanos.org.br

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio