SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



terça-feira, agosto 20, 2013

Consagrados

Verde. 3ª-feira da 20ª Semana Tempo Comum 
São Bernardo AbDr, memória


Leituras
1ª Leitura - Jz 6,11-24a
Salmo - Sl 84,9. 11-12. 13-14 (R. 9b)
Evangelho - Mt 19,23-30

Reflexão

Felizes aqueles e aquelas que além de serem simplesmente “católicos” são efetivamente discípulos do Senhor. Penso aqui nesses casais cristãos, belos casais, simples, carinhosos, pais extremosos, agentes de pastoral, pessoas tarimbadas, que não desejam desfilar ruidosamente pelas passarelas da vida, vidas expostas e ao mesmo tempo veladas e reservadas. Penso nesses homens e mulheres que organizam o atendimento carinhoso dos doentes, dos idosos, dos abandonados vivendo no coração das realidades terrestres, no mundo, no trabalho, na política, na organização da sociedade para que esta tenha já agora traços do reino definitivo. Penso em todos os cristãos que buscam a santidade lá onde vivem.

O evangelho deste dia nos fala de alguns que deixaram tudo para seguir o Senhor lá onde ele estiver. São eles os religiosos e as religiosas. Penso em primeiro lugar nos contemplativos. Levantam-se cedo, rezam laudes, meditam, celebram a eucaristia ainda quando o dia está chegando, silenciosamente percorrem os corredores da casa, trabalham no campo, no computador. Reúnem-se ao meio dia na capela e no refeitório para a partilha da refeição. Trabalham na cidade, na pastoral que lhes possa ser confiada, escrevem. Deixam tudo. Penso nesses religiosos e religiosas de vida ativa, pessoas cheias de zelo que vão encontro dos outros: das crianças, dos adolescentes, dos jovens, dos drogados, dos bem ou mal casados. Penso em todos esses que fazem uma profissão de seguir Jesus de maneira radical, vivendo os votos de pobreza, de obediência e de castidade. Pobres de bens, simples no falar, modestos nos gestos, vestidos de nobre singeleza. Pessoas que têm o coração indiviso, todo voltado para o Senhor, que fazem convergir para o Senhor, para o Esposo, todo o afeto de seu coração na castidade consagrada. Pessoas que se comprazem em estar com o Senhor na gratuidade da contemplação ou admirando seu rosto desfigurado, mas amável no semblante dos irmãos desfigurados pelo sofrimento. Homens e mulheres que não fecham o coração aos sons do amor de Deus que os convida a uma obediência sem limites. Religiosos e religiosas que vivem em fraternidades onde fazem a partilha dos bens. O ideal de santidade toma conta de suas vidas.

O fundamento de toda vida religiosa consagrada é um chamamento percebido de refazer, de alguma forma, no tecido de sua carne, a luminosa trajetória de Jesus.

“Todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos, campos por causa do meu nome, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna”.

Assim são os consagrados.

Frei Almir Ribeiro Guimarães
www.franciscanos.org.br

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio