SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



sexta-feira, julho 26, 2013

JMJ Rio2013 - Três ministros, um só coração… Franciscano

Branco. São Joaquim e Sant'Ana, pais de Nossa Senhora, Memória

Leituras
1ª Leitura - Eclo 44,1.10-15
Salmo - Sl 131(132),11.13-14.17-18 (R. Lc 1,32a)
Evangelho - Mt 13,16-17


Reflexão 


Todos nós falamos muito em felicidade e todas as pessoas desejam ser felizes. Em nome da felicidade as pessoas fazem as maiores proezas e correm os maiores riscos. A felicidade está sempre naquilo que nós mais valorizamos na nossa vida. É justamente aqui que nós encontramos o elemento de análise principal para encontrarmos a causa de tanto sofrimento e tanta dor que estão presentes no mundo de hoje. Deus é o valor absoluto e somente a partir dele pode haver felicidade verdadeira. Qualquer felicidade que encontre o seu fundamento fora de Deus, coloca o seu fundamento em um falso valor, de modo que é na verdade uma falsa felicidade, que só pode trazer dor e sofrimento.
cnbb.org.br

JMJ Rio 2013

Rio de Janeiro (RJ) - Na manhã desta quinta, dia 25 de julho, no Espaço Franciscano, a chuva que caía desde cedo parece que veio regar a semente de comunhão e unidade presente no coração dos franciscanos e franciscanas. Num clima familiar, simples, marcado por espontâneo improviso, a Providência se encarregou de permitir que os Ministros Gerais de cada obediência se dirigissem aos jovens e à Família Franciscana presente no Espaço Franciscano.

Frei Michael Perry, Ministro Geral da OFM (frades menores), falou na abertura do Momento de Oração, após acender o Círio Pascal, a Luz de Cristo Vivo e Ressuscitado que ilumina o coração da juventude. Expressando-se em Inglês, Frei Michael demonstrou muito afeto nas palavras e, olhando nos olhos de irmãos e irmãs da assembleia, enfatizou: “Você é uma maravilha de Deus”. Depois, pediu que todos se olhassem nos olhos e repetissem esta mesma afirmação entre si. Também destacou a importância de todos os seguidores de Clara e Francisco se imbuírem do espírito missionário. Ao nos apresentarmos, devemos acrescentar ao nosso nome a palavra missionário. ‘Eu sou Michael, missionário!’”

A Oração teve prosseguimento e, durante a Leitura do Evangelho, chegou ao Espaço Franciscano Frei Marco Tasca, Ministro Geral da OFMConv (frades conventuais), que se comunicou em italiano. “A ressurreição de Cristo é uma prova de que, em nossa vida, a morte não está em primeiro lugar, a tristeza não está primeiro lugar, nossos pecados não estão em primeiro lugar, mas a esperança. A vida franciscana não pode ser desanimada ou triste”. Frei Marco também chamou a atenção para a importância do cultivo da unidade na Família Franciscana. “Viemos de lugares diferentes, usamos hábitos diferentes, mas isto é da história. O importante é que somos movidos pela mesma paixão por Cristo que moveu Francisco e Clara”.

Como na oração de abertura, os participantes de diferentes idiomas se uniram para rezar o Pai-nosso, que foi recitado em português, italiano, espanhol e inglês. Próximo ao término do momento de oração, chegou ao Espaço Franciscano o suíço Frei Mauro Jöhri, Ministro Geral da OFMCap (capuchinhos). Também falando italiano, Frei Mauro brincou e disse que foi “pego de surpresa” para falar e também fez referência à chuva. “Fico muito feliz em ver tantos irmãos e irmãs jovens, neste dia em que Louvamos a Deus pela Irmã Água que, segundo São Francisco, é muito humilde, preciosa e casta”.

Os três Ministros Gerais foram muito espontâneos ao se expressarem. Falaram com o coração. Apesar de não terem sido combinadas previamente, as colocações dos Ministros Gerais na Oração Inicial do Espaço Franciscanos conferiram a este momento alegria e sentido de unidade. Ao final, todos foram convidados a se saudar, franciscanamente, com a conhecida máxima de “Paz e Bem”. Houve festa, dança, alegria e confraternização, tudo com o tempero da simplicidade franciscana.

www.franciscanos.org.br


SANT'ANA E SÃO JOAQUIM - 26 de Julho

Ana e seu marido Joaquim já estavam com idade avançada e ainda não tinham filhos. O que, para os judeus de sua época, era quase um desgosto e uma vergonha também. Os motivos são óbvios, pois os judeus esperavam a chegada do messias, como previam as sagradas profecias.

Assim, toda esposa judia esperava que dela nascesse o Salvador e, para tanto, ela tinha de dispor das condições para servir de veículo aos desígnios de Deus, se assim ele o desejasse. Por isso a esterilidade causava sofrimento e vergonha e é nessa situação constrangedora que vamos encontrar o casal.

Mas Ana e Joaquim não desistiram. Rezaram por muito e muito tempo até que, quando já estavam quase perdendo a esperança, Ana engravidou. Não se sabe muito sobre a vida deles, pois passaram a ser citados a partir do século II, mas pelos escritos apócrifos, que não são citados na Bíblia, porque se entende que não foram inspirados por Deus. E eles apenas revelam o nome dos pais da Virgem Maria, que seria a Mãe do Messias.

No Evangelho, Jesus disse: "Dos frutos conhecereis a planta". Assim, não foram precisos outros elementos para descrever-lhes a santidade, senão pelo exemplo de santidade da filha Maria. Afinal, Deus não escolheria filhos sem princípios ou dignidade para fazer deles o instrumento de sua ação.

Maria, ao nascer no dia 8 de setembro de um ano desconhecido, não só tirou dos ombros dos pais o peso de uma vida estéril, mas ainda recompensou-os pela fé, ao ser escolhida para, no futuro, ser a Mãe do Filho de Deus.

A princípio, apenas santa Ana era comemorada e, mesmo assim, em dias diferentes no Ocidente e no Oriente. Em 25 de julho pelos gregos e no dia seguinte pelos latinos. A partir de 1584, também são Joaquim passou a ser cultuado, no dia 20 de março. Só em 1913 a Igreja determinou que os avós de Jesus Cristo deviam ser celebrados juntos, no dia 26 de julho.

paulinas.org.br

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio