SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



sexta-feira, julho 19, 2013

“Quero misericórdia e não o sacrifício”

Verde. 6ª-feira da 15ª Semana Tempo Comum
Leituras
1ª Leitura - Ex 11,10-12,14
Salmo - Sl 115,12-13.15-16bc.17-18 (R. 13)
Evangelho - Mt 12,1-8

REFLEXÃO

Teus discípulos estão fazendo o que não permitido em dia de sábado (Mt 12, 2)

Fariseus fanáticos tinham o costume de controlar as pessoas para ver se encontravam faltas em seu comportamento. Os discípulos de Jesus estavam arrancando espigas num dia de sábado, dia de descanso ordenado pela Lei de Deus. De fato, encontramos na Palavra de Deus esta ordem. Para a Lei de Deus a violação do sábado era falta muito grave. A Lei, no entanto, nunca havia dito que arrancar umas espigas para comer violava o descanso do sagrado. Esses exageros eram fruto das tradições que os fariseus defendiam como se fossem Palavra de Deus. Na realidade, a obrigação de descansar era uma forma de assegurar que o homem precisava viver com dignidade, não se convertendo num escravo do trabalho e que precisava dispor de um tempo de serenidade para encontrar-se com Deus. Essa a finalidade do descanso. Ora, o simples arrancar de espigas de trigo não impede a ninguém de estar com o Senhor.

Jesus, por sua vez, faz apelo à mesma Escritura para defender seus discípulos e mostrar sua inocência. Na realidade os sacerdotes ofereciam sacrifícios em dia de sábado, e com esta atividade não estavam quebrando o descanso sagrado. Jesus vai mais adiante e mostra que nenhuma norma é absoluta. Estava também terminantemente proibido comer os pães sagrados que se ofereciam a Deus no templo (Lv 24,5-9), e no entanto, Davi o fez num momento de necessidade (1Sm 21, 1-7). Em Marcos 2, 23-28 lemos que as leis existem para o serviço e o bem do homem.. Se não cumprem esta finalidade perdem seu sentido. “ O sábado é feito para o homem”.

Finalmente , aos que criticavam os discípulos de terem arrancado espigas para matar a fome, Jesus recorda um mandamento bíblico mais importante: “Quero misericórdia e não sacrifícios” (Os 6.6).

Inspira do em: El Evangelio de cada dia – Comentario y oración - Victor M. Fernández, Argentina, p 196.

Frei Almir Ribeiro Guimarães
www.franciscanos.org.br

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio