SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



quinta-feira, fevereiro 02, 2012

Dia do Consagrado: Santa Teresa de Ávila é exemplo de espiritualidade cristã de todos os tempos

Nesta quarta-feira (2 de fevereiro), data em que a Igreja comemora o Dia do Consagrado, o papa Bento XVI agradeceu a oração e o trabalho realizado pelas pessoas que dedicam a sua existência à vida religiosa, durante a tradicional audiência geral.

“Somos gratos a eles pela oração e o trabalho que desenvolvem nas paróquias, nos hospitais, nas casas de repouso e nas escolas”, afirmou o papa.

O Pontífice ressaltou o exemplo de Santa Teresa de Jesus (1515-1582) ao abrir nova série de catequeses, dedicada aos doutores da Igreja, membros da Igreja Católica que se distinguiram pela santidade, doutrina e ciência.

“Um dos vértices da espiritualidade cristã de todos os tempos. O exemplo desta santa, profundamente contemplativa e eficazmente operadora, estimula-nos também a dedicar todos os dias o justo tempo à oração, para aprender de Deus um amor ardente a Ele e à sua Igreja e uma caridade concreta”, salientou o papa.

A catequese de Bento XVI enfatizou o distanciamento dos bens ou pobreza evangélica e o amor que marcaram a vida de Teresa.

Ao mesmo tempo em que experimentava um amor incondicional pela Igreja, diante dos episódios de divisão e conflitos que a atravessavam, a santa espanhola propôs uma profunda sintonia com os grandes personagens bíblicos e a escuta viva da Palavra de Deus.
O Santo Padre deu as boas vindas a todos os peregrinos de língua portuguesa, presentes na Audiência e fez um resumo sua catequese:
“ Que o exemplo e a intercessão de Santa Teresa de Jesus vos ajudem a ser, através da oração e da caridade”, disse o papa.

Queridos irmãos e irmãs,

Santa Teresa de Jesus, nascida no século XVI, é um dos vértices da espiritualidade cristã de todos os tempos, e deu início, junto com São João da Cruz, à Ordem dos Carmelitas descalços. Apesar de não possuir uma formação acadêmica, sempre soube se alimentar dos ensinamentos de teólogos, literatos e mestres espirituais. Suas principais obras são: O livro da Vida; Caminho da perfeição; Castelo Interior e O Livro das Fundações. Entre os elementos essenciais da sua espiritualidade, podemos destacar, em primeiro lugar, as virtudes evangélicas, base de toda a vida cristã e humana. Depois, Santa Teresa insiste na importância da oração, entendida como relação de amizade com Aquele que se ama. A centralidade da humanidade de Cristo, outro tema que lhe era muito caro, ensina que a vida cristã é uma relação pessoal com Jesus, a qual culmina na união com Ele pela graça, pelo amor e pela imitação. Por fim, está a perfeição, aspiração e meta de toda vida cristã, realizada na inabitação da Santíssima Trindade, na união com Cristo através do mistério da Sua humanidade.


Santa Teresa de Ávila - As leituras de infância da religiosa nascida na cidade espanhola de Ávila ofereceram-lhe dois princípios fundamentais: a transitoriedade das realidades mundanas e a certeza de que só Deus é para sempre, recordou Bento XVI.

Teresa empenhou-se na renovação da Ordem Carmelita: em 1562 fundou em Ávila a primeira comunidade reformada, trabalho que prosseguiu nos anos seguintes com o estabelecimento de mais 16 casas.

Juntamente com São João da Cruz, também espanhol, erigiu no ano de 1568 em Duruelo o primeiro convento dos Carmelitas Descalços.


Dia Mundial da Vida Consagrada - O papa Bento XVI presidirá a celebração das Vésperas com os membros dos Institutos de Vida Consagrada e da Sociedade de Vida Apostólica, na festa da Apresentação do Senhor e XV Dia Mundial da Vida Consagrada.

A celebração acontecerá na Basílica Vaticana, às 17h30 (no horário de Roma, 14h30 em Brasília).

www.a12.com

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio