SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



terça-feira, fevereiro 21, 2012

A lógica que parece sem lógica

Reflexão sobre as leituras de hoje: 
1a Leitura: Tiago 4, 1-10
Evangelho: Marcos 9, 30-37 
Eles,  esses discípulos de Jesus,  quase pareciam crianças…tinham mentalidade infantil.  No caminho  Jesus dá a entender  que seu universo  vai se toldar  de nuvens escuras.  A perseguição e a tormenta estão para acontecer.  Há um aperto no fundo do coração do Senhor: “O  Filho do homem vai ser entregue nas mãos dos pecadores  e eles o matarão.  Mas três dias após sua morte, ele ressuscitará”.  Jesus conversando com eles sobre as coisas que estão para acontecer.  Marcos  faz uma observação curiosa:  “Os discípulos não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar”.  Terrível essa sensação de medo nas coisas da fé:  medo de enfrentar a provação, medo da cruz,  medo de  não ser levado em consideração, medo de perder  os lugares de destaque.  Essas coisas iam passando pela  cabeça dos apóstolos enquanto eles  iam pelo caminho.
Chegando à casa  Jesus coloca uma pergunta:  “O que vocês estavam discutindo enquanto caminhávamos?”  Parece que não responderam à pergunta do  Senhor.  Eles andaram conversando sobre vaidades e   querendo saber quem deles era o maior.  Coisa tão humana essa questão da vaidade, da mania de grandeza, do desejo do poder.  Essa é a lógica do mundo, dos que pensam  segundo os ditames da  “carne”.
Jesus ensinará uma lógica que,  aos olhos de muitos, será a lógica do “absurdo”.  “Se alguém quiser ser o primeiro  que seja o último de todos, e aquele que serve a todos”.  Jesus é o ‘invertedor”  dos planos.  Os que se dispõem a cuidar dos outros, a carregar os fardos dos outros, a cuidar do pai com Alzheimer,  a levar  os desgraçados para os  albergues e pagar-lhes a conta.  No  mundo novo de Jesus os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos.  Na véspera de sua paixão  Jesus como que colocou um sacramental:  deixou o manto da festa e se vestiu com o paramento da toalha que enxuga os pés dos homens. O grande serviço prestado pelo Senhor aos seus se deu no alto da cruz.  Esse gesto de dom no auge do mais duro abandono não manifestava prestigio,  mas a lógica da ilogicidade.
Francisco de Assis  compreendeu esta  “ilogicidade”.  Descreve sua conversão quando se encontrou com a miserável  carne do leproso.  Segundo  seu Testamento  Francisco andava  em pecado. O Senhor teve misericórdia com ele e o levou ao meio dos leprosos.  Circulou ali como criança encantada  que descobria  fadas e personagens encantadores. Quando se aproximava dessa miséria o doce se lhe tornou  amargo e o amargo doce… A felicidade  fora encontrada nas coisas sem valor.
São felizes os que acolhem o mundo novo com o espírito de criança…

Frei Almir Guimarães
www.franciscanos.org.br

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio