SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



sexta-feira, fevereiro 24, 2012

Seminário Nacional sobre Vida Consagrada - CRB, de 23 a 27/02/2012

Frei Franklin Diniz, da nossa fraternidade,  está participando deste importante seminário em Itaici-Indaiatuba/SP e aqui segue um pouco do que ele está vivenciando por lá.

Primeiro dia

“Vida Religiosa: A loucura que Deus escolheu para confundir o mundo”, com esse tema, o Seminário Nacional da Vida Religiosa Consagrada, promovido pela CRB Nacional-Conferência dos Religiosos do Brasil,  acontece no Centro de Espiritualidade Inaciana – Itaici localizado na Vila Kostka em Indaiatuba (SP) a 90 quilômetros da capital São Paulo.
Irmã Rejane Paiva, da equipe de reflexão Bíblica da CRB Nacional, abriu a manhã (23) a partir da iluminação bíblica sobre o tema do Seminário: “A loucura que Deus escolheu para confundir o mundo” (1Cor 1,27).
Ela tomou como exemplo a loucura de Jesus Cristo que forma o primeiro grupo de convivência e missão e o apostolo Paulo que vai anunciar Jesus Cristo à complexa comunidade de Corinto com a mensagem central no Deus crucificado que se solidariza com os fracos, com os vencidos e menos amados deste mundo.
Segundo ela, a grande loucura de Jesus Cristo foi a de escolher para estar com Ele, homens e mulheres sem instrução, sem prestigio e que, aos olhos da sociedade, eram nada. “Deus continua escolhendo gente limitada e fraca”, ressalta Rejane dizendo que não se trata de uma apologia à fraqueza, mas uma evidencia do poder de Deus.
Irmã Delir Brunelli, da equipe de reflexão teológica da CRB, destacou a necessidade de contemplar a realidade social, política e de Igreja em que a Vida Religiosa Consagrada se situa hoje, com sabedoria e escuta. 
 Segundo ela, a escuta atenta foi a grande mestra de Jesus. “Jesus procurou sempre iniciar as pessoas no caminho da sabedoria”, ressalta. A assessora enfatizou que  ao falar  em ‘realidade’, sem outra especificação,  refere-se a tudo o que existe e acontece em nosso mundo, especialmente no lugar e espaço onde nos situamos.
 E finalizou sua reflexão dizendo que “a razão precisa de fé para que a incerteza não mate a esperança. O mais importante não é entender, mas acolher gratuitamente. O mistério é maior que nossas possibilidades."
 O olhar contemplativo é capaz de perceber onde estão as sementes” e sugeriu como iluminação para a Vida Religiosa Consagrada o texto de Provérbios, 17,22: “O coração alegre ajuda a sarar as feridas, mas o espírito abatidos seca até os ossos”.

De tarde , os participantes se reuniram no Centro de Espiritualidade Inaciana para discutir as alegrias e inquietações vividas pela Vida Religiosa Consagrada (VRC) a partir de pesquisa realizada com religiosos de todo o Brasil. 


A pesquisa foi disponibilizada no site da CRB Nacional nos meses de agosto a novembro de 2011, com a pergunta: Quais são as alegrias e inquietações da VRC? Pessoas de 23 a 92 anos responderam às questões. As equipes de reflexão bíblica, teológica, psicológica e missionária, que assessoram a CRB Nacional, realizaram a leitura e uma análise das respostas. 


Segundo dia
Um questionamento abriu o segundo dia de atividades do Seminário Nacional sobre Vida Consagrada, promovido pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) desde quinta-feira, 23. “Onde nos encontramos neste momento histórico? Qual é o futuro da Vida Religiosa?” foram as indagações que nortearam as discussões 

O vice-presidente da CRB Nacional, padre Carlos Palácio, foi quem lançou as perguntas para incentivar à reflexão os cerca de 400 religiosos presentes no evento. De acordo com ele, muitos dos membros da Vida Consagrada sentem-se cansados ou buscam auto-realização. “Não faltam motivos para nos sentirmos cansados”, mas “a Vida Religiosa, se fundamenta no Evangelho e, enquanto houver gente apaixonada por Jesus Cristo, haverá Vida Religiosa”, afirmou. 

Na sua exposição, o teólogo insistiu na necessidade de se resgatar o núcleo da identidade da Vida Religiosa e Apostólica. Para elucidar essa identidade, ele recorreu ao Evangelho segundo Marcos (3, 13-14). Para ele, nesse texto, o evangelista reúne três elementos que revelam o núcleo identitário da Vida Consagrada, que são: a experiência do chamamento gratuito, a descoberta de ser chamado para estar com Jesus e o ser enviado em missão.

Na segunda parte da manhã, irmã Annette Havenne, psicóloga e formadora, aprofundou o tema e destacou a importância de viver e transmitir a paixão pela Vida Religiosa e Consagrada com convicção. 

“A Vida Religiosa e Consagrada é uma loucura e faz loucuras porque nasce de uma paixão, paixão por Jesus e pelos valores do reino. Esta paixão é resposta a outra paixão bem maior, à inexplicável paixão de Deus pela humanidade”, destacou a religiosa. 

O Seminário que acontece desde ontem, dia 23, em Itaici, Indaiatuba (SP) encerra suas atividades nesta segunda-feira, 27, com sugestões para a XXIII Assembleia Geral Eletiva da CRB marcada para julho de 2013 em Brasília (DF).



Fonte: Assessoria de imprensa CRB

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio