SEJAM BEM-VINDOS!

Caríssimos(as) Irmãos(as), saudamos a todos vocês com a Paz e o Bem contidas no Cristo Jesus e em São Francisco de Assis.



sábado, fevereiro 04, 2012

Notícias do Encontro Nacional dos Presbíteros

    Um dia de recolhimento para fundamentar a busca na construção da identidade e da espiritualidade do presbítero. Esta é a proposta para os participantes do 14º Encontro Nacional dos Presbíteros (ENP) neste sábado, 04/02. No auditório do subsolo do Santuário Nacional de Aparecida, os padres participam de um retiro, orientado pelo bispo de Conceição do Araguaia, no Pará, dom Dominique Marie Jean Denis You.
“No mundo líquido em que estamos vivendo, podemos ser arrastados para lugares, funções e costumes que não são aqueles que Cristo quer para o padre”, reflete dom Dominique, ao apresentar a proposta do retiro. Ele lembra que a sociedade passa por transformações muito grandes, de mentalidade e de costumes, e isso também influencia o povo de Deus e seus sacerdotes. “Isso podemos ver na variedade dos rostos que temos aqui. E tudo mostra que é necessário este recentramento”, avalia o bispo.
Ele lembra que não se trata do desejo de querer impor um modelo uniforme, mas “que cada um seja mais consciente da necessária fidelidade a Jesus Cristo e a seu plano sobre os ministros que ele convida a associá-los à sua obra de maneira especial”, afirma o pregador.
A proposta de reflexão apresentada por dom Dominique parte de uma leitura orante do livro de Neemias, um personagem do Antigo Testamento que é prefiguração do próprio Cristo. “Um homem que viveu num período de mudanças muito fortes, tanto do ponto de vista político como social, e que tinha a missão de reconstruir as muralhas, mas ao poucos ele descobre que também devia reconstruir a comunhão dentro da cidade santa de Jerusalém”.
Esta leitura de Neemias, segundo dom Dominique, deve despertar nos presbíteros a consciência de que a Palavra de Deus é ativa e que ela realiza o que anuncia. “A Palavra é capaz de manter os corações firmes na caminhada rumo ao que Cristo quer para a humanidade”, explica. “O padre deve assumir muitas das qualidades, encarnadas de maneira belíssima por Neemias, e descobrir o maravilhoso plano divino sobre Jerusalém e sobre a Igreja”.
Ele esclarece que o retiro vem reforçar a importância da oração no cotidiano da vida presbiteral. “Um retiro é sempre uma súplica a Deus, para que em seu Espírito Santo ele realize, em nossos corações de padres, a conversão para o serviço, do jeito que Cristo quer”, conclui dom Dominique.
Números – A organização divulgou os dados estatísticos dos participantes do 14º ENP. Estão presentes 408 padres, e mais da metade tem entre 30 e 50 anos de idade. São 123 padres com até cinco anos de ministério, enquanto 205 tem entre seis e 20 anos de ministério.

www.cnbb.org.br

Pia União de Santo Antônio

Pia União de Santo Antônio